Saturday, December 08, 2012

Psicanálise é só mais Uma Religião

       É ao número mágico de dezoito que atribuem uma mudança de comportamento que caracteriza a maturidade. No século dezoito a humanidade achou que era madura demais para tomar as decisões só baseada nas tradições que remontavam a mais de mil e oitocentos anos.
       O grande acontecimento do século XVIII foi a Revolução Francesa, que foi o arremate para a França permanecer como o país mais chique do mundo por mais uma centúria.
       O desenrolar violento dos fatos que derrubaram a monarquia de Paris precisava fazer algo mais do que aquilo que qualquer rei poderia fazer: minorar a miséria extrema do povo.
       Ninguém faz uma revolução só porque é bem intencionado.
       É um óbvio inesquecível que quem chegou ao poder quer ficar nele.
       Para que o sentimento de revolta do povo fosse desviado foi necessário dizer todo o tempo que a revolução ainda não estava pronta com a retirada dos reis antigos. O ímpeto foi direcionado a todo mundo que mantivesse um pouco de tentativa de vida santa, convém lembrar que os hipócritas aderiram ao Novo Estado com muita facilidade.
        Toda bobagem de ação coletiva que perdura acaba tendo uma fundamentação teórica. A daquele período foi a luta contra a religião, chegaram inventar um culto à Razão, que, como se diz de alguma lei brasileira: não pegou.
        Embora não tenha alcançado o sucesso que se esperava a luta não foi vã, trouxe o aprendizado, a observação produziu a imitação, o primeiro passo para a sofisticação.
       Quando algo nos incomoda muito primeiro negamos e depois imitamos, se estamos Como Nossos Pais, é porque não suspeitávamos que eram tão normais.
         A comparação é sacramental, há o batismo, que é o registro do paciente nos anais da clínica.
         Há a confissão, que é a consulta.
         A primeira comunhão, primeira dopagem, com receita, que é como uma lembrancinha de primeira eucaristia, o troço é tão sofisticado que a hóstia é personalizada.
        A crisma existirá quando inventarem um psicotrópico em forma de pomada.
        O matrimônio é fundamental para a psiquiatria, não há forma melhor de gerar loucos.
        A ordem é se formar psicólogo.
        A  unção dos enfermos é quando é preciso de um médico de verdade e não um psiquiatra,

Thursday, December 06, 2012

Não é Bosta

          Escrevo para apagar certos conceitos que andam por aí:
 preconceito= ódio.
     Não é isto o que nenhum dicionário diz isto. É por isto que não fica bem em trabalhos acadêmicos a citação de dicionários, eles têm de zelar pela exatidão dos termos e constato que são as obras que menos se equivocam nisto, nenhuma literatura é neutra, mas os dicionários conseguem não exagerar.

Não é Bosta

Monday, December 03, 2012

Seguindo

A falta de democracia na maioria dos países africanos expressa o mal que pode ocorrer se no Brasil o sistema de cotas for levado adiante.